saga de uma tímida/insegura/atrapalhada/parva cujo dom é sonhar

Quinta-feira, 4 de Março de 2010

Ora o bullying vem outra vez ser falado nos telejornais. Desta vez a historia parece ter acontecido da pior forma. Axo que não é preciso explicar que falo do Leandro, um miudo de Mirandela que parece ter-se suicidado por desespero depois de sofrer maus tratos pelos colegas ha já bastante tempo. E o que hoje vi da parte de membros da associação de pais e afins foi uma certa discussão sobre o que será bullying e violência. Ora, parece que a diferença está na continuidade da violencia, mas para mim isso são tretas. Coisas tão graves que levam uma criança a pensar que o suicidio é a unica escapatoria, como diriam os gato fedorento até lhe podem chamar marquise, não seriam menos graves por isso e não retiraria responsabilidade à escola e aos miudos que levaram a que isso acontecesse. Depois na continuidade da discussão sobre se a escola deveria ter actuado de outra forma, fala-se do facto de já haverem antecedentes graves que levaram o miudo a ter que ir ao hospital, mas parece que a escola se descarta de responsabilidades porque isso aconteceu na paragem de camionetas, fora da escola e por isso nada foi feito, nenhum dos agredidos ou agressores foram referenciados e a instituição lavou daí as suas mão. Quanto a mim nem que não fossem miudos da escola, a instituição, responsavel numa boa parte da educação da criança, deveria tomar medidas no apoio à criança nem que fosse só um apoio psicologico, falar com a criança perceber o que se passava. Mas parece que há escolas que perderam completamente a sensibilidade do que é ser uma instituição onde se educam pessoas, crianças e se dá estrutura a essas crianças. E o preço disso podem ser adultos com remorços pelo que fizeram e outros deprimidos pelo que sofreram. Hoje ouvi um psicologo dizer que nos agressores não há nenhum tipo de doença ou perturbação, todos somos capazes do mesmo mas geralmente somos ensinados que magoar os outros é errado. e de facto axo que é isso que anda a faltar às crianças hoje em dia, ninguém lhes ensina os valores que me ensnaram por exemplo a mim. Na minha altura eu já ouvia dizer que a juventude agora estava do piorio etc, mas eu não encontro comparação possivel, na minha altura, que não vai há muitos anos (so tenho 21), eu via nas crianças e adolescentes à minha volta muito mais valores do que vejo agora. E mesmo se quisermos falar do ensino não tem comparação. Não falo exactamente da maneira de ensinar, dos professores etc, falo da atitude dos alunos na escola que não é de todo igual à que eu tinha há uns cinco, seis anos atrás.

Voltando à violencia axo que as nossas crianças têm de ser ensinadas a ter valores e aqui é que se vê que umas boas (BOAS) aulas de educação cívica ou o que quiserem chamar à disciplina, não fazem menos falta que as aulas de educação sexual, a diferença é que da educação sexual toda a gente fala e está muito na moda, mas da educação cívica axo que as nossas crianças e jovens não fazem a minima ideia de como é importante e de como procisam dela.

Se calhar tudo isto é um reflexo de como vai o nosso país que nós sabemos que não anda muito imaculado nem socialmente, nem economicamente, nem politicamente, nem juridicamente. Enfm nós todos sabemos lool.

Mas há boas noticias nisto tudo. Somos nós que podemos mudar isso e apesar de não acreditarmos muito nisto normalmente, somos nós, sociedade, que juntos podemos mudar absolutamente tudo.

See ya

escrito por sonhadoraincuravel às 19:28
link do post | dar palpite | favorito

Loool nem me apercebi que estava a mandar as pessoas clicar do lado errado lol, mas com boa vontade viam, assim como tu, que esta no lado esqerdo.
tambem ouvi essa historia, as coisas andam mesmo mas.

No meu tempo batiamos e levavamos mas nao a este ponto lol.. Mas o miudo fartava se de dizer aos pais, foi internado e tudo e eles nao fizeram nada :S é o que da... beijitos
Mamã do Rafael a 5 de Março de 2010 às 09:17


ora-deixa-ver-quem-é-esta-croma
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13


24
26
27

29
30


últ. comentários
mais do que isso tou com preguiça de ler o que esc...
olá, como vais? este blog é bom se tiver pernas pa...
olá menina, como é que tu estás? saudades tuas.. v...
olá menina. então, como é que tu vais ? eu vou bem...
olá. já tinha muitas saudades tuas. como estás ? p...
olá! eu também ia cheia de esperanças, quando come...
ola responi tardeas respndi. Sim eu tenho POC e e...
Olá...andava a fazer uma pesquisa sobre poc e enco...
olá! saudades tuas. ainda bem que estás bem. vê se...
tive uma grande necessidade de apagar todos os blo...
Relógio
relojes web gratis
favoritos

2009.

pesquisar
 
Fazer olhinhos

blogs SAPO


Universidade de Aveiro